O SENAI Amapá apresentou os primeiros resultados do projeto Cadeias Produtivas: Caminhos para o Conhecimento, desenvolvido em parceria com a Petrobras. A atividade ocorreu na última quarta-feira (26), no Museu Kuahí, em Oiapoque, e reuniu autoridades e representantes das comunidades indígenas atendidas.
A iniciativa começou a ser executada em agosto e, em três meses, já promoveu ações de qualificação profissional, fortalecimento da bioeconomia e incentivo ao empreendedorismo junto às comunidades Galibi Kali’na, Karipuna, Galibi Marworno, Palikur, além de moradores das áreas urbanas do município.
“Esse projeto foi pensado no fortalecimento das cadeias produtivas porque entendemos que é necessário trabalhar a diversificação da economia nas comunidades indígenas e na população urbana para impulsionar o desenvolvimento local. Hoje é um dia de celebrar e reafirmar o nosso compromisso com a educação profissional, a qualificação técnica e o fortalecimento dos negócios”, destacou a diretora de Operações do SENAI, Alyne Vieira.
Nesse período, o projeto alcançou mais de 300 moradores com cursos em áreas como Alimentos e Bebidas, Automotiva, Energias Renováveis, Vestuário e Instalações. Desse total, 54,7% dos participantes eram mulheres e 45,3% homens.
Durante o evento, a gerente de projetos da Petrobras, Laila Soares, destacou a relevância da parceria com o SENAI e o impacto positivo das ações já desenvolvidas no município. “Estamos felizes em compartilhar este momento com vocês e nos colocamos à disposição dos alunos e das instituições para fortalecer o diálogo e potencializar o investimento socioambiental. Ainda temos um período significativo de execução pela frente e estamos satisfeitos em celebrar, juntos, esses primeiros resultados”.
Além das capacitações, o projeto também desenvolveu ações voltadas ao mapeamento das cadeias extrativistas de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs), fortalecimento da pesca, criação da identidade visual do polo produtivo local e formação sobre o marco legal da biodiversidade.
Certificação
O evento também marcou a certificação de alunos já atendidos. Entre eles estava Clemilda Felipe, participante do curso de Vestuário.
Ela conta que já havia feito outras formações na área, mas que, com este curso, sente-se preparada para produzir peças de roupa e acessórios para o dia a dia, algo que, segundo ela, vai garantir uma renda extra. “Esse é o começo de um trabalho para trazer renda para nossa comunidade e para nossa família. Foi uma oportunidade que vai me abrir novas portas”, afirmou.
Sobre o projeto
O projeto Cadeias Produtivas está inserido no Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo impulsionar ações e atividades de desenvolvimento econômico, ambiental e social de comunidades locais.
A iniciativa atuará nas áreas de educação, desenvolvimento econômico sustentável florestas e oceanos. E além do Oiapoque, as ações acontecerão nos municípios de São Luís, Raposa e Paço do Lumiar, no Maranhão e Belém, Abaetetuba, Cachoeira do Arari e Barcarena, no Pará.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa
