Nesta quarta-feira (3), o SENAI Amapá e a Defensoria Pública do Amapá (DPE–AP) assinaram um Termo de Cooperação que garantirá a pessoas assistidas pela DPE o acesso a cursos e ações de qualificação profissional em 12 opções ofertadas de forma gratuita. As capacitações abrangem áreas como informática, sistemas energéticos, administração e construção civil, e as primeiras turmas terão início em setembro.

A parceria contempla diferentes perfis, como jovens em busca do primeiro emprego, pessoas em processo de recolocação profissional, mulheres chefes de família e outros públicos em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a autonomia econômica e a redução de desigualdades.

Com a parceria, a Defensoria encaminhará os assistidos que se enquadrem nos critérios de hipossuficiência e nos requisitos de cada curso, conforme o catálogo e cronograma do SENAI Amapá. Os interessados deverão realizar a pré-inscrição na opção desejada, e as fichas serão encaminhadas à unidade responsável, que fará a triagem, seleção e matrícula dos novos alunos.

De acordo com o defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, a iniciativa dialoga diretamente com a missão da Defensoria, ao garantir direitos e fortalecer a cidadania, aproveitando a expertise do SENAI na formação técnica de qualidade.

“Esse termo é o início da mudança na vida de muita gente que procura atendimento na Defensoria. São mulheres em situação de violência que dependem economicamente de seus agressores, pais que querem pagar uma pensão digna para seus filhos, famílias que não têm condições de pagar a conta de energia e que, a partir de um curso profissionalizante, vão poder conquistar empregos melhores, rendas maiores e mudar de vida”, destacou.

Para a diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira, a iniciativa é muito bem-vinda, já que a instituição vem obtendo excelentes resultados desde o primeiro acordo firmado com a DPE–AP, em junho deste ano. Esse termo possibilitou que alunas do curso de corte e costura realizassem a descaracterização de artigos apreendidos pela Receita Federal, doados pela Defensoria Pública do Amapá.

“Já faz parte da nossa vocação qualificar e abrir novos horizontes profissionais para as pessoas, e quando temos a oportunidade de fazer isso com públicos em situação de vulnerabilidade, entendemos que a nossa missão está sendo plenamente cumprida”, afirmou Alyne.

 

Veja também:

SENAI AP e Defensoria Pública assinam Acordo de Cooperação Técnica para descaracterização de peças de roupas apreendidas

Alunas do SENAI AP iniciam etapa de descaracterização de peças doadas pela Receita Federal à Defensoria Pública

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa