Nesta terça-feira (5), iniciou o 1º Fórum de Educação Profissional e Técnica da Região Norte, promovido pelo SENAI Amapá. A atividade foi realizada no Teatro do SESI e reuniu autoridades de órgãos públicos e privados, profissionais da educação e estudantes para dialogar e apresentar propostas voltadas ao fortalecimento da educação profissional diante dos desafios e oportunidades trazidos pela implementação do Novo Ensino Médio.
Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Educação e Tecnologia do Departamento Nacional do SENAI, Felipe Morgado, participou de forma on-line e destacou que o futuro do trabalho está diretamente atrelado às tecnologias emergentes, impulsionadas pela transição verde, que abre uma série de oportunidades para o país.
“As mudanças e a fragmentação econômica em todo o mundo mostram que a educação profissional é um caminho para o progresso e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Este é um grande desafio para a Região Norte, que se apresenta com muitas oportunidades econômicas”, afirmou Morgado.
Para a diretora de Operações do SENAI, Alyne Vieira, este é o momento de discutir os obstáculos enfrentados no mercado de trabalho e como transformá-los em oportunidades. “Estamos aqui para debater soluções e como as características regionais do Norte do Brasil podem ser utilizadas como diferencial para elevar a qualidade da educação profissional, qualificar a mão de obra e preparar o estado para a exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, garantindo que os empregos gerados permaneçam no Amapá”, ressaltou.
Após a solenidade, o vice-governador do Amapá, Antonio Teles Júnior, deu início às discussões com uma palestra sobre a exploração da Margem Equatorial no estado, destacando as potencialidades locais e a importância da qualificação profissional para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades econômicas da nova fronteira energética.
Na sequência, foi realizado um painel sobre os impactos do Novo Ensino Médio na formação técnica e profissional na Região Norte. A discussão foi mediada pelo gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Amapá, Pedro Henrique Fauro, e contou com a participação de representantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que apresentaram as ações desenvolvidas nos âmbitos federal e estadual para o fortalecimento da formação técnica.
Durante o turno da tarde, a programação seguiu com a palestra do pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Sérgio Kelner, que abordou a inovação social e a educação técnica como elementos estratégicos para o desenvolvimento territorial na nova fronteira petrolífera. Em seguida, o economista e assessor parlamentar Charles Chelala falou sobre as possibilidades de expansão do ensino profissionalizante por meio de Parcerias Público-Privadas.
Encerrando o primeiro dia de atividades, a coordenadora do Centro de Arte e Cultura Bi Trindade, Rita de Cássia, refletiu sobre o papel da educação profissional como porta de entrada para o mundo do trabalho e sua relevância na geração de oportunidades e empregabilidade, especialmente em contextos socioeconômicos desafiadores.
A programação do fórum segue até a quarta-feira (6), com painéis e palestras voltadas a promoção da qualificação profissional na região Norte. A atividade pode ser acompanhada de forma presencial, no Teatro do SESI ou por meio da transmissão ao vivo que acontece no canal do SENAI Amapá no YouTube.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa