O SENAI e o SESI Amapá serão as instituições proponentes da 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), prevista para ocorrer no segundo semestre de 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), durante o encerramento da edição de 2025 do evento.
A decisão foi tomada de forma colegiada pelo comitê organizador da SNCT 2025. A partir de agora, o SENAI e o SESI Amapá passam a atuar em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na organização da próxima edição.
Durante o anúncio, o gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Amapá, Pedro Henrique Fauro, destacou o protagonismo das instituições em temáticas ligadas à ciência, tecnologia e inovação. Para ele, receber o evento será uma forma de reforçar o compromisso com o progresso do estado e da Região Norte.
“Nós teremos a satisfação de receber esse evento em 2026 e, com isso, vamos ampliar e mostrar a capacidade e a capilaridade da SNCT para a sociedade amapaense”, afirmou.
Pedro ressaltou ainda que a realização da SNTC pelo SENAI e SESI será uma oportunidade de fortalecer o ecossistema de inovação local, formado por universidades, institutos federais e de pesquisa, além de órgãos públicos e privados.
“O Amapá vive um momento de grandes transformações, com destaque para a cadeia do petróleo, a sociobioeconomia e a biodiversidade. Tudo isso precisa estar vinculado ao discurso da sustentabilidade e da manutenção da floresta em pé. Com base nessas premissas, vamos preparar um evento grandioso, capaz de mostrar à sociedade que a ciência, a tecnologia e a inovação estão presentes no cotidiano das famílias brasileiras”, completou.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência no Brasil. Criada em 2004, a iniciativa reúne ações presenciais e digitais em todos os estados, promovendo o acesso democrático ao conhecimento e estimulando a curiosidade científica e a integração entre escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.
O evento é coordenado nacionalmente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI, com a participação de governos estaduais e municipais, além de instituições de ensino e pesquisa e entidades ligadas à ciência e tecnologia, como o SENAI e o SESI.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa
