O 1º Fórum de Educação Profissional e Técnica da Região Norte, promovido pelo SENAI, foi encerrado na manhã desta terça-feira (6) com palestras e debates centrados em como as redes de ensino e os profissionais da área estão se preparando, inovando e liderando processos de adaptação ao Novo Ensino Médio, tanto no âmbito curricular quanto na formação docente e institucional.
A abertura das atividades foi conduzida pelo especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SENAI, Hugo Nakatani, que destacou a importância de os itinerários formativos priorizarem o protagonismo e a autonomia dos estudantes, a conexão com a realidade local e ambiental, o estímulo ao pensamento crítico e a estruturação de um projeto de vida.
“Devemos trazer aquilo que faz sentido para o aluno. Apesar de ser um adolescente, ele já possui uma bagagem de vivências que, muitas vezes, é ignorada quando se tenta impor um padrão ao qual ele não está habituado”, afirmou Nakatani.
Na sequência, o especialista participou de um painel ao lado da especialista em Educação Profissional do SENAI, Mônica Mariano; da gerente de Educação Básica do SESI Amapá, Ana Carolina Silva; e do coordenador adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), Agnaldo Figueira. O grupo discutiu estratégias de formação continuada para docentes que atuam no ensino profissionalizante, com foco na atualização pedagógica e técnica frente às mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio.
A programação foi encerrada com a palestra de Mônica Mariano, que abordou tendências, inovações e experiências no uso de tecnologias aplicadas à educação profissional. A especialista apresentou as transformações no ensino técnico a partir da utilização de ferramentas como inteligência artificial, plataformas de aprendizagem e ambientes digitais, que já fazem parte da rotina em muitas instituições.
Ela também compartilhou boas práticas implementadas pelo SENAI, que incluem a integração de softwares específicos ao currículo, uso de ambientes virtuais e aplicativos de produtividade. “Este diálogo é fundamental, especialmente na Região Norte, onde as grandes distâncias representam um desafio. Nesse contexto, as tecnologias educacionais têm papel importante na conexão entre alunos, professores e comunidades”, ressaltou.
Durante o encerramento do evento, a diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira, destacou que as palestras e os painéis proporcionaram reflexões relevantes para o aprimoramento da educação profissional e técnica no contexto local e regional. “Essas discussões impactam diretamente na oferta de ensino e contribuem de forma positiva para elevar a qualidade dos serviços educacionais no estado e em toda a Região Norte”, afirmou.
Parcerias
O 1º Fórum de Educação Profissional e Técnica da Região Norte foi promovido pelo SENAI Amapá, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, Governo do Estado do Amapá (GEA), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Instituto Federal do Amapá (Ifap).
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa