Em novembro, o SENAI Amapá deu início à aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), responsável por medir o desempenho dos estudantes dos cursos técnicos ofertados pela instituição. Na edição de 2025, cerca de 90 alunos participam das avaliações, distribuídos entre os cursos técnicos em Edificações, Administração, Biotecnologia, Informática e Programação de Jogos Digitais.
O SAEP é dividido em duas etapas. Na primeira, o aluno tem três horas para responder a um questionário que aborda os conteúdos estudados ao longo do curso. Em seguida, realiza a prova prática, na qual deve demonstrar, de forma técnica, a solução para um problema real.
O gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Amapá, Pedro Henrique Fauro, destaca que este é um momento importante para a instituição, que nos últimos anos vem alcançando resultados expressivos no Índice de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), gerado a partir do SAEP.
“Em 2024 tivemos uma evolução de 40% na nota e, em 2025, conquistamos o primeiro lugar no grupo regional. Portanto, essa é uma etapa significativa, e contamos com o engajamento dos alunos para que possamos manter o crescimento e identificar novas oportunidades de aprimoramento no processo de ensino do SENAI”, afirma.
De acordo com o cronograma, a primeira fase das avaliações será concluída no dia 18 de novembro.
Saiba mais
Com nota de 8,5 no IDAP, SENAI AP fica acima da média nacional pelo segundo ano consecutivo.
