O SENAI Amapá, em parceria com o Campus Binacional – Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou uma capacitação direcionada a profissionais da área educacional que atuarão nas ações do programa socioambiental da Petrobras no estado.
A atividade integra o projeto Fortalecimento de cadeias produtivas do Amapá para a produção da bioeconomia na Amazônia Legal, no qual o SENAI será responsável por promover cursos voltados a comunidades indígenas e moradores do município de Oiapoque.
A formação foi conduzida pela professora Elivania Cunha, do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Unifap, e contou com a participação de 15 profissionais, entre instrutores e orientadores pedagógicos do SENAI Amapá.
Durante o encontro, foram discutidas metodologias de ensino e aprofundados conhecimentos sobre a cultura indígena local, com ênfase na construção de uma comunicação respeitosa e adequada aos contextos socioculturais do Oiapoque. O objetivo é preparar o corpo técnico para atuar de forma sensível às particularidades culturais e territoriais da região.
“Como vamos atuar em uma realidade diferente da urbana, é essencial compreender as metodologias mais adequadas a esse contexto. Por isso, estamos nos preparando da melhor forma possível para atender às demandas formativas, respeitando sempre os aspectos culturais locais”, destaca a analista administrativa Katia Rodrigues.
A interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), Gisele Nascimento, foi uma das participantes da capacitação. Segundo ela, o momento foi importante para refletir e aprender sobre os valores e tradições das comunidades indígenas que serão atendidas pelos cursos no Oiapoque.
“Foi uma vivência enriquecedora, que nos sensibilizou sobre as identidades, histórias e contextos socioculturais dos povos indígenas da região. Recebemos materiais de apoio, como o Protocolo de Consulta dos Povos Indígenas do Oiapoque, que nos permitiu compreender melhor essas comunidades. Essa abordagem fortalece o desenvolvimento de ações educativas inclusivas, pautadas no respeito às especificidades culturais dos alunos”, conclui.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa /senaiamapa